Dicas para manter os bichinhos de pelúcia sempre limpos

Os bichinhos de pelúcia são ótimos para decoração, mas eles também são brinquedos, e como todo brinquedo, eles precisa ser limpos da maneira correta, tanto para não afetar a saúde das crianças quanto para não danificar os bichinhos.

Não existe uma regra para a limpeza de pelúcias, vai depender muito do ambiente, e de como ele é usado, alguns indicam lavagens a cada seis meses. No entanto, o mais importante é sempre observar o estado das pelúcias.

Mas é só pensar em lavar os bichos de pelúcia, logo surge a primeira dúvida: lavar na máquina ou à mão?

A lavagem a máquina pode ser a mais prática, porém não é a mais indicada, ela pode danificar tanto o enchimento, quanto pequenos detalhes dos bichinhos. A única real “vantagem” da lavagem na máquina é função centrifugar, que ajuda na secagem, porém ela também pode deformar sua pelúcia. Por outro lado, lavar os bichinhos de pelúcia à mão permite um trabalho mais delicado, evitando os danos às costuras e acessórios mais delicados, colados ou costurados.

Veja a seguir como lavar bichinhos de pelúcia para deixá-los limpinhos e cheirosos.

Limpeza leve

Indicada para bichinhos que não estejam muito sujos. Se a pelúcia não é usada como brinquedo, fica só lá na prateleira como decoração, não há necessidade de lavagem. Algumas formas de fazer uma limpeza leve:

  • Passar uma escova de roupas ou limpador de tecidos em rolo com adesivo para retirar sujeiras como bolinhas, pelos de animais e outros;
  • Se houver manchas no bicho, pulverizar limpa manchas nas áreas, deixar agir por 10 minutos e esfregar as manchas com uma escova de dente. Depois é só deixar secar. Como o removedor não vai profundamente fica praticamente uma lavagem a seco;
  • Use uma escova de roupa para retirar resíduos e alisar os pelos do bicho de pelúcia. Depois passe um produto facilitador de passar roupas e deixe secar em local ventilado. 
  • Dê tapinhas no bichinho, faça isso em um local ventilado
  • Aspirador de pó,  o macete é colocar uma meia calça na parte do aspirador que será passada no bichinho. Isso ajuda a proteger a pelúcia do contato com o pó que pode estar no aspirador e também evita que algum detalhe ou parte do pelo do bichinho seja arrancado;

Mesmo para bichinhos que não são apenas decoração, esse tipo de limpeza é indicado uma vez a cada duas semanas para evitar que a poeira escureça a pelúcia.

Lavagem na máquina

Se você não tem outra escolha se não lavar na máquina, primeiramente, você deve ter certeza de que:
1. O brinquedo não tem bateria/pilha
2. O brinquedo não é velhinho e/ou frágil a ponto de se desmanchar (ex. bichinhos com detalhes em feltro ou feitos de feltro)
3. O brinquedo não tem detalhes delicados que poderão se desprender (ex. olhos, focinhos e outros elementos que não sejam costurados ou parte da pelúcia)
4. O material com o qual o brinquedo é preenchido permite lavagem.

Se o bichinho de pelúcia passou no teste, é só seguir as orientações abaixo:

  • Retire todo e qualquer detalhe que poderá se desprender durante a lavagem (cuidado para não retirar elementos que não sejam removíveis, ou irá estragar a peça);
  • Escolha a opção lavagem delicada da sua máquina e não utilize água quente;
  • Utilize o mesmo sabão em pó/líquido que você usa para lavar as roupinhas do bebê (caso o bichinho seja destinado a crianças pequenas);
  • Coloque a pelúcia dentro de uma fronha de travesseiro (e dê um nó ou utilize algum cordão para fechá-la) ou então dentro de saquinhos específicos para lavagem de roupas delicadas;
  • Assim que o ciclo de lavagem tiver terminado, escove o bichinho com uma escova delicada para “recompor” o pêlo.
  • Terminada a lavagem, deixe o brinquedo secar à sombra. A secagem ao sol pode deixar os ursinhos com odor de tecido úmido além de desbotar as cores deles. Não tenha pressa, a secagem pode demorar horas e até dias dependendo do clima de onde mora.

Dica: adicione um pouco de amaciante para a pelúcia continuar macia, cuidado apenas com o cheiro, crianças pequenas podem vir a ter alergia ao cheiro do amaciante.

Na lavagem à máquina, os bichinhos de pelúcia podem deformar ou mesmo ficarem ‘flácidos’

Lavagem à mão

Em uma bacia, prepare água e sabão em pó/líquido (o mesmo que você lava as roupinhas do bebê ou, então, com um pouco de shampoo para bebê) até formar espuma. Na lavagem a mão você tem duas opções:
1) molhe delicadamente o bichinho, mas sem encharcá-lo. Use uma esponja macia, pano limpo molhe um pano limpo nessa água e retire o excesso (mas o deixe ainda bem úmido, sem ser encharcado, mas razoavelmente molhadinho). Depois, passe esse pano sobre toda a superfície da pelúcia, esfregando até dar uma espuminha. Quando tiver lavado todo o bichinho, use outro pano úmido e limpo para retirar o excesso de sabão, envolva o bichinho em uma toalha macia e aperte-o gentilmente, para tirar o excesso de água. Por fim, pendure-o em lugar fresco e arejado para secar (cuidado com o sol, a pelúcia pode desbotar).
2) Para pelúcias que encardiram com o tempo ou possuem sujeiras mais profundas, coloque-as de molho na água com sabão de uma a duas horas e, utilizando escova macia, penteie (não é para esfregar) as áreas mais sujas. Para retirar o sabão, molhe e esprema levemente as partes do brinquedo até que todo o sabão saia. Jamais torça o brinquedo, pois isso pode deformar a pelúcia e o enchimento. No máximo, pressione/aperte a pelúcia levemente para remover o excesso de água, mas não ela toda de uma vez, parte por parte (braço, perna, orelhas);

Dicas contra ácaros

Quando os bichinhos de pelúcia já estiverem secos, coloque-os dentro de um saco plástico limpo (pode ser aqueles usados na cozinha para congelar alimentos) , tire todo o ar e leve ao freezer por 24 horas. Os ácaros não resistem a baixas temperaturas. Esse procedimento é indicado a cada 15 dias.

Com trechos de: Macetes da mamãe; Dicas de mulher; e Truques caseiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *