Tutoriais de internet, por que eles nunca dão certo?

Todo mundo já tentou fazer pelo menos um tutorial que viu na internet e no final a relação expectativa x realidade não foi a das mais animadoras, não é verdade? Mas por que mesmo seguindo todos os passos não fica como os da internet?

expectativa realidade

Podem existir diversos motivos, um deles pode ser que você simplesmente é ruim fazendo aquilo, talvez seja melhor ou desistir de vez ou continuar praticando até ficar bom como o do tutorial.

Tutoriais de roupas personalizadas

DIY blusa

“Pegue uma blusinha e corta ela toda, depois dê nozinhos nas pontas” Não! Não faça isso pelo amor das plantinhas que produziram o algodão que serviu de matéria prima para a sua blusinha! Nesses DIY de blusas cortadas geralmente são usadas blusa de malha (algodão), se você cortar e fizer como nos passo a passo da internet você vai ter uma blusa descartável que vai aguentar mais algumas poucas lavagens e vai se desmontar toda, se lavar na máquina então pior, depois de usar já pode jogar fora antes mesmo de gastar água lavando, porque ela vai ficar toda torta e esquisita.

Tutorias de comida

DIY food

Neste caso de DIY existe um grande número de variantes que podem estragar sua comida de instagram. Um deles pode ser: 1) seu forno, que está esquentando demais ou de menos. Outro fator são os 2) ingredientes, ingredientes de marcas diferentes possuem composições diferentes, não acredita? faça um brigadeiro com Leite Moça e outro com o leite condensado de outra marca, p. ex., Itambé, eles terão textura e gosto diferentes um do outro ( e você vai engordar se comer ambos). 3) Segredinhos: todo mundo tem seus segredinhos na cozinha, muitas vezes o que te falta é saber o segredinho para aquela receita dar certo, sua avó pode te ajudar nisso com certeza. 4) você não leva jeito, sim, algumas pessoas não levam jeito para cozinha, como eu.

Tutoriais de artesanato

DIY artesanato

Neste caso um pouco de prática pode ajudar. Muitos desses tutoriais dizem para costurar as partes à mão, busque na internet como fazer os pontos e divirta-se. Se ainda assim não conseguir, tenha em mente o seguinte: 1) o principal tecido usado é o feltro, um tecido que esgarça e deforma, talvez você não esteja tratando o feltro como ele merece, como muito amor e carinho. 2) Cola quente: a menos que seja muito necessário, não utilize cola quente como dito nos tutoriais, ela não tem volta, você pode estragar seu bichinho se não souber aplicar ela corretamente, ela é uma ótima opção para fixar tecidos sintéticos, mas não tem como desfazer depois de colado, então, cuidado. 2.5) cola quente pra tudo: não siga tutoriais que falam para você usar cola quente para unir partes de tecido que irão receber enchimento, acredite, vai ficar muito feio e torto, e se for de feltro, ele vai deformar.

Não fique triste

Mesmo assim você não consegue fazer os mimos dos DIY da internet? Não fiquei triste, cada pessoa tem mais aptidão para algo, talvez sua aptidão seja para outra coisa que não trabalhos manuais 😀 Não desista, pratique!

Conte-nos o que achou ;)